quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Os Cinco Elementos da Medicina Tradicional Chinesa

Sempre é muito complexo falar sobre a teoria dos Cinco Elementos da Medicina Tradicional Chinesa. Envolve uma compreensão nem sempre exigida na educação formal ocidental.

Este é um dos meus assuntos preferidos nos estudos do conhecimento oriental.

Neste texto teremos uma introdução e uma explicação básica dos ciclos dos Cinco Elementos. Existe muito mais a ser estudado, mas abranger o todo não é o objetivo e nem sequer é possível em apenas alguns parágrafos.

Essa teoria é amplamente utilizada nas terapias com base chinesa, como acupuntura, Feng shui, massagens e etc.

Os Cinco Movimentos

A melhor nomenclatura para este teoria na minha opinião é “Os Cinco Movimentos”. É fato que as essências citadas nesta teoria não são apenas elementos da natureza e sim formas com que a energia se movimenta.

Apesar disso, durante todo os próximos parágrafos utilizarei a nomenclatura mais encontrada nas literaturas hoje em dia, a mesma que dá título a este texto.

São os cinco elementos: o Fogo, a Terra, o Metal, a Água e a Madeira.

A complexidade de estudo está na relação entre as características de cada um deles.

Os ciclos

A inter-relação entre os movimentos gera três ciclos realmente importantes: geração, destruição e dominação ou controle.

Ciclo de geração
Fogo > Terra > Metal > Água > Madeira > Fogo;

Chamamos o gerador de um movimento de mãe e o gerado de filho.

Ciclo de destruição
Fogo > Madeira > Água > Metal > Terra >Fogo;

Percebemos que este ciclo segue o fluxo inverso do ciclo descrito acima dele.

Ciclo de domínio ou controle
Fogo > Metal > Madeira > Terra > Água > Fogo;

Chamamos o dominador de avô. Essa denominação se dá pois ele é sempre a mãe da mãe do elemento dominado.

Agora vamos entender a lógica destes ciclos.

Para o ciclo de geração podemos imaginar os seguintes movimentos naturais:

O fogo quando queima gera cinzas, elemento terra. Dentro da terra encontramos os minerais, elemento metal. Das pedras brotam as nascentes de rios, elemento água. A água é essencial para o crescimento das plantas e árvores, elemento madeira. A madeira é um combustível para fogueiras, elemento fogo.

Agora, para exemplificar, vamos analizar a madeira através dos três ciclos.

A madeira é combustível para uma fogueira, mas também é consumida e destruída pelo fogo. Assim podemos visualizar os dois primeiros ciclos.

Com uma lâmina conseguimos esculpir e talhar um pedaço de madeira, fazendo esculturas, mesas, cadeiras, objetos em geral, caracterizando o ciclo de domínio ou controle do metal sobre a madeira.

Como acontecem os ciclos

Estes ciclos se formam pela quantidade de energia em cada um dos elementos. Por exemplo se temos fogo demais queimamos a madeira (mãe do fogo) e geramos a terra (filho do fogo). Mas se temos terra demais o fogo se apaga.

Se temos um excesso de metal, este vai gerar a água que estará diminuindo o calor do fogo, ou seja, controlando o mesmo.

Podemos utilizar esta teoria para buscar desarmonias no corpo, no caso da acupuntura, ou no hambiente, no caso do Feng Shui, por exemplo. E harmonizando a quantidade de energia dos elementos alterados criamos equilíbrio no ciclo.

Sobre o sentido dos movimentos

Apenas para complementar as informações acima vou comentar sobre os movimentos de cada elemento. Estes servem para entender melhor a ideia de circulação da energia, o que ajuda muito no Feng Shui, por exemplo.

O movimento fogo sobe, a terra anda em volta de si, o metal converge ao centro, a água desce e a madeira afasta-se do centro para todas as direções.

Em outra oportunidade falarei mais sobre o sentido dos movimentos.

Concluindo

Não é nada simples entender, mas espero que este texto tenha sido uma boa introdução a esta complexa teoria dos antigos chineses.


(

Nenhum comentário:

Postar um comentário