domingo, 29 de agosto de 2010

MEDIDAS SIMPLES NO TRATAMENTO DAS LESÕES MUSCULARES


As lesões musculares são patologias muito freqüentes que acometem o aparelho locomotor. Em geral, são conseqüências de traumas (contusões), tensão exagerada ou fadiga por excesso de uso (distensões). As fibras que constituem os músculos e ligamentos são lesadas nos dois processos patológicos e, portanto, há necessidade de reparação tecidual para que o indivíduo retorne à sua atividade normal.
Enquanto a Medicina Ocidental é simplista e confusa em certos aspectos da abordagem terapêutica desses males, a Medicina Chinesa tem conhecimento estruturado, lógico e que apresenta bons resultados.
O primeiro passo para a compreensão da terapêutica é o diagnóstico da lesão. Segundo a Medicina Tradicional Chinesa, as lesões se dividem em três tipos básicos: lesões de "Calor", "Frio" e "Estagnação". As lesões de "Calor" são aquelas caracterizadas por sensação de calor local, pele úmida ou sudorese localizadas e vermelhidão. Em geral, há dor que pode ser latejante, em queimação ou em pontada. As lesões de "Frio" apresentam sintomas como sensação de frio ou fraqueza local, formigamento, palidez, pele fria e seca e dor surda, sentida internamente no local. Já as lesões por "Estagnação" são causadas na Medicina Chinesa pela estagnação da energia e do sangue que circula no sistema de canais do corpo e provoca sinais como edema local, coloração purpúrica da pele, sensação de distensão local, dor constritiva, latejante ou em pontada, que piora muito com movimento.
De uma forma geral, as lesões musculares evoluem passando pelos três diagnósticos citados acima. Após a lesão dos canais, existe um extravasamento da energia e do sangue que, acumulados nos tecidos,vão gerar calor. Seguindo-se a fase de "Calor", vem a fase de "Estagnação", pois a energia e sangue extravasados, bloqueiam a circulação normal dos líquidos e da própria energia e sangue. Logo, com a circulação bloqueada, o Sistema fica mal nutrido, seguindo-se, pois, de uma fase de deficiência caracterizada por sinais de frio.
As propostas terapêuticas visam eliminar o Calor e Frio em excesso, desfazer a Estagnação, promover a circulação dos canais, regenerar os tecidos e fortalecer músculos e ligamentos. Além da Acupuntura e da Fitoterapia Chinesa, algumas medidas simples são altamente efetivas se aplicadas racionalmente:
1) Aplicações Térmicas - Praticamente pertence ao conhecimento universal a aplicação de gelo na fase inicial do trauma. Por ser a fase de "Calor", deve ser tratada com frio, para eliminar o calor excessivo. Já no caso da fase "Fria", deve ser usado calor local, através de aplicações quentes ou métodos amornantes (ultra-som, ondas curtas)A fase de "Estagnação" deve ser tratada com aplicações quentes e frias alternadamente, por 10 a 15 minutos cada. Esta alternância leva à dilatação e contração dos canais de sangue e energia, causando um bombeamento dos mesmos e eliminando a estagnação.
2) Aplicações Locais Fitoterápicas - Na fase de "Calor" podemos utilizar emplastros frios ou óleos com Menta,Cânfora e Myrra. Na fase de "Estagnação", emplastos quentes com Myrra, Sálvia (raiz) e casca de canela. Na fase "Fria", emplastos quentes com Myrra, Angélica, Arnica e Canela, para reconstituir os tecidos.
3) Massagem Local - Na fase de "Calor" não se devem aplicar massagens. Na fase de "Estagnação", massagem leve com compressão fraca das massas musculares. Na fase "Fria", fricção e beliscões como métodos de massoterapia.
4) Aplicação de Pontos Locais - Os pontos nos locais da lesão que ficaram doloridos são conhecidos como pontos ASHI. Na fase de "Estagnação", esses pontos podem ser massageados com os dedos, e na fase "Fria", eles podem receber aplicações de Moxas locais.
Créditos: http://www.vivernatural.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário